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6 Dicas para ser um vendedor de automóveis de sucesso

Um bom vendedor de automóveis tem três características fundamentais: empatia, poder de persuasão e capacidade de comunicação. Mas estas, por si só, não bastam para atingir a excelência. Neste artigo damos-lhe 6 dicas para se tornar um vendedor de carros de sucesso.

1. Mostre-se prestável e seja um bom ouvinte



Neste ramo, ser prestável, amigável e compreensivo é imprescindível. É necessário estabelecer uma conexão positiva com as pessoas previamente ao ato de negociar. Seja simpático, interessado e contribua para um ambiente confortável e descontraído. É o começo perfeito.

Lembre-se que cada cliente tem diferentes necessidades para satisfazer. Um vendedor de automóveis com experiência põe sempre essas necessidades antes de qualquer outra coisa.

Ao invés de procurar fechar negócio no imediato, deve tentar ajudar o comprador, tendo sempre em conta o que ele necessita, e fundamentar as suas sugestões à volta disso. É algo vital para fechar o negócio.

2. Seja transparente e antecipe as necessidades do comprador



Nada sobrepõe a ética e honestidade de um vendedor de automóveis. Se não for totalmente transparente e honesto acerca da informação que está a dar, o comprador não vai querer envolver-se no negócio.

Por vezes, a diferença entre um bom e um mau vendedor de automóveis é a proatividade. Seja proativo e procure soluções para os problemas que o cliente apresenta. Pode até ir mais longe e avisá-lo dos problemas ou necessidades que poderá ter mais tarde, prevenindo-o e demonstrando interesse.

3. Mantenha-se a par do mercado e informe devidamente o comprador



Seja sobre características técnicas, mecânica ou até mesmo processos de financiamento, é importante que um vendedor de automóveis esteja bem informado acerca dos veículos que pretende vender, bem como das novidades no setor. A falta de informação cria resistência no processo de venda e não inspira muita confiança ao comprador.

Tenha em conta que o investimento num carro é um processo demorado. É necessário considerar diversos fatores e uma variedade de automóveis antes de tomar uma decisão final. Assim sendo, apresente ao cliente todos os dados sobre o veículo, sem omissões. A precisão e o esclarecimento incentivam o cliente a chegar à compra.

4. Ofereça incentivos exclusivos



Descontos e incentivos exclusivos são recursos muito conhecidos entre os melhores vendedores de automóveis. Falamos não apenas num desconto no preço a pagar por um veículo, mas também na oferta de serviços de mecânica ou extensão de garantia, por exemplo. O objetivo é tratar o cliente com exclusividade, para que se sinta valorizado e, numa próxima necessidade, volte ao seu stand.

5. Mostre-se disponível e facilite canais de comunicação



No ramo comercial, é importante mostrar disponibilidade e abertura. Seja flexível, dê o seu contacto telefónico, e-mail ou até redes sociais aos clientes. Facilite a comunicação.

6. Ofereça um serviço pós-venda de qualidade



A maneira mais eficiente de garantir a retenção de clientes e recomendação dos serviços é oferecer um serviço pós-venda que supere as suas expectativas.

O comprador que teve um serviço atencioso do início ao fim não esquecerá o stand onde adquiriu o seu automóvel e irá recomendá-lo a familiares e/ou amigos.

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